sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O ESPELHO PODE REFLETIR TODA A COBIÇA QUE SE ESCONDE DENTRO DE NÓS!


 
 
 



Todas manhãs, todos dias, além de inúmeros afazeres, que nós temos de realizar, sempre olhamos nossa imagem refletida diante do espelho, pode ser por breves instantes, outras vezes não, pode ser muito mais demorado; sendo uma forma de meditação, reflexão, ou até lapsos de lembranças tristes, momentos estáticos, que refletem e obscurecem o verdadeiro reflexo de nossa imagem no espelho.

O espelho pode nos revelar as nossas inúmeras faces, os disfarces escondidos; a beleza ou a feiura de nossa alma!

O espelho pode também ser como um mural de alerta, exortação e aviso. Algum tempo atrás, eu colei no espelho de minha cômoda um pensamento e um versículo, para que, sempre, quando me olhasse nele, me lembrasse dos ensinamentos contidos nos avisos. Entretanto, todos nós, poderíamos afixar  as palavras proferidas por um jovem justo, digno e temente a Deus, José, filho de Jacó (Israel), diante de uma forte tentação, não cedendo a cobiça e os apelos da carne!

''Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?''
 
(Gênesis 39:9 - grifo meu)

Espelho e cobiça estão interligados, o reflexo alheio, pode nos compelir a querer ser tão mais do que o outro ser...Tão mais bem vestido, tão mais bonito, tão mais sorridente, tão mais alto, tão mais magro, tão mais próspero... tão mais... sempre mais do que o reflexo alheio...

A cobiça se instala como uma erva daninha no jardim íntimo do nosso ser; nos fazendo desejar além do que temos, além do que possuímos, além do que somos. As grandes tragédias acontecem, na maioria das vezes, pela intensa cobiça da carne -- nós olhamos, nós cobiçamos, nós queremos possuir, nós queremos ter para nós!

Como diz um ditado popular: A grama do vizinho sempre é mais verde do que a nossa. Sendo assim, quantos cobiçam a sua casa, o seu carro, o seu filho (até sequestra ele), o seu casamento, e o pior, o seu cônjuge; ao ponto de se aproximar, nutrir amizade, visando um envolvimento, um relacionamento indevido, abominável.
 
''Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo''.
 
(Êxodo 20:17)
 
''E cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança''.
 
(Miquéias 2:2)
 
Não só nessas situações, quantos homens comprometidos, casados, buscam aventuras até com as mulheres, algumas delas, prostitutas, se deixando ser enlaçados pelas cobiças dos olhos, da carne corrupta e cobiçosa. E procuram alvos das suas cobiças, não só na vizinhança, mas também, em todos outros lugares, no ambiente de trabalho, na faculdade, na internet; visando o mal, sempre o mal de outro ser. Até cobiçar uma criança, como no caso dos pedófilos.

''Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos''.
 
(Provérbios 6:25)  
 
E nesses momentos, até os que professam a fé em Cristo Jesus, se deixam envolver pelas cobiças malignas, e se enlameiam como porcos em busca das concupiscências dos olhos, da carne. E  ávidos, cobiçosos, satisfazem os seus desejos, sem se importarem, se estão ofendendo a santidade de Deus, se estão desprezando o perfeito sacrifício do Senhor, e entristecendo e afugentando a presença do Espírito Santo. Esquecendo os santos desígnios de Deus; está escrito na Palavra do SENHOR: '' Não cobiçarás''. (Romanos 7:7, 13:9)
 
Sempre devemos lembrar, ressaltar os maus exemplos bíblicos de cobiçosos, homens desobedientes a Deus, que preferiram perder as suas almas, para obterem o que tanto almejavam e cobiçavam. Por favor, leiam, meditem sobre a vida de Acã, e a vida do rei Acabe.
 
''Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela''.
 
(Josué 7:21)
 
''E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.

Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
 
(1 Reis 21:1,2)
 
Infelizmente, até nas igrejas, nos cultos, nas pregações, muitos daqueles que se dizem ser servos de Deus, pastores das ovelhas, apregoam, alardeiam veementemente, incentivam as várias formas de cobiças, de almejar ter sempre mais; se o próximo pode ter, obter e ser, eu também devo almejar, ter, sempre ter e ser mais do que o outro ser...E o pior, que ainda clama, decreta, dá ordens a Deus, que Ele realize, concretize, atenda aos nossos clamores, as nossas intermináveis cobiças (Mateus  16:26; Marcos 8:36,37; Lucas 9:25).
 
Com certeza, nessas pregações jamais serão citados e exaltados os versículos que exortam sobre os malefícios das cobiças, das riquezas.  Nem tampouco, o arrependimento, a confissão dos pecados, ao sermos envolvidos pelos laços danosos e funestos delas.
 
''Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça''.
 
(Salmos 119:36)
 
Não devemos esquecer jamais das exortações da Palavra de Deus, os santos desígnios do SENHOR, como tão bem o apóstolo Tiago nos exortou a praticarmos, a sermos cumpridores diligentes e fieis da Palavra de Deus; a não sermos somente ouvintes, nos enganarmos; semelhantes aquele que contempla ao espelho a sua face, a si mesmo, vai-se, logo se esquecendo a sua imagem, de como era. (Tiago 1:22-24)
 
Desejo, oro, clamo, intercedo, não somente por mim, pelos meus entes amados, mas também, em prol de todos nós, quando nos olharmos nos espelhos da vida, lembremos a quem pertencemos, vivemos, servimos e amamos, como tão bem,  Martinho Lutero, proferiu, exortou e escreveu:
 
''Sempre que você lavar o rosto de manhã; lembre-se de seu batismo e a quem você pertence e viva de acordo''.

E naquele Dia, no grandioso Dia, desejo que o nosso amado Esposo contemple a nossa face com alegria e cobice, num desejo sincero, puro, santo, benéfico, verdadeiro, toda a nossa formosura na celebração do nosso casamento, no nosso encontro magistral e eterno.
 
 
''Então, o Rei cobiçará a tua formosura; pois ele é o teu senhor; inclina-te perante a ele''.
 
(Salmos 45:11)
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. titan metal. - TiNanium Arts
    This page shows how to build the venza titanium glow titan metal wall art titanium forging and other types of materials on titanium hammers an original titanium plate wall. This will be updated with new photos and nipple piercing jewelry titanium videos.

    ResponderExcluir